28 de fevereiro de 2017

A Miniaturista de Jessie Burton

 "No outono muito frio de 1686, Nella Oortman, de 18 anos, chega em Amsterdã para começar uma nova vida como esposa do ilustre comerciante Johannes Brandt. Mas sua nova casa, apesar de esplendorosa, não é acolhedora. Johannes é gentil, porém distante; sempre trancado em seu escritório ou no depósito onde guarda seus produtos, deixa Nella sozinha com a irmã dele, a maliciosa e ameaçadora Marin. A jovem não consegue se aproximar do marido e parece que o casamento nunca será consumado.
Resultado de imagem para miniaturista Mas o mundo de Nella muda quando Johannes lhe dá um extraordinário presente de casamento: uma réplica da casa deles em miniatura. A maquete é exatamente como a casa em que moram, com os mesmos quadros, tapeçarias e objetos de arte. Para mobiliar a casinha, Nella contrata os serviços de um miniaturista — um artista furtivo e enigmático, cujas criações são cópias perfeitas dos móveis e objetos da casa. O artesão envia a Nella itens finamente talhados, alguns que nem sequer foram requisitados, e bonecos que repetem e algumas vezes predizem os acontecimentos da cada vez mais estranha vida de Nella na casa.
O presente de Johannes ajuda a esposa a compreender o mundo da família Brandt, mas, à medida que ela descobre seus segredos, começa a temer os perigos crescentes que os cercam. 
Nessa sociedade religiosa e repressiva, em que o ouro só é menos venerado que Deus, ser diferente é uma ameaça às morais e nem um homem como Johannes está livre. Apenas uma pessoa parece capaz de enxergar o futuro que os aguarda. Seria o miniaturista a senha para a salvação ou o arquiteto da destruição?"
Unimos uma capa maravilhosa com uma sinopse promissora e pronto! A vontade de ler o livro aumenta a cada dia... Infelizmente, a maioria das críticas de leitores é negativa, e me desanimou bastante mas a curiosidade não morreu e eu li. Bem, não era o que eu esperava mas nem por isso é ruim! Eu esperava um mistério, um romance, e não foi isso que eu encontrei, talvez seja por isso que a leitura tenha decepcionado tanta gente. 
Nella é uma personagem inocente mas que ao decorrer da trama vai amadurecendo de acordo com as - difíceis - situações em que ela se encontra. A miniaturista que é o título do livro, pouco aparece no livro, e o foco realmente é Nella e sua nova família que esconde muitos segredos, segredos em que são bem previsíveis mas pelo menos para mim, não tirou totalmente a graça da trama.
O livro se passa na Holanda, um lugar pouco falado em livros por isso adorei as descrições, a forma como a autora nos explica os costumes e o modo de vida de Amsterdã de 1686, isso foi um ponto muito positivo para o livro. 
Os personagens são chatinhos no começo, mas aos poucos, quanto mais conhecemos eles, nós vamos criando uma compaixão por alguns, como por exemplo, Johannes que no começo é um personagem sem carisma mas no fim do livro eu já estava apaixonado por ele, e sofrendo! hahah Os personagens tem suas características muito bem definidas. Eu confesso que fiquei com raiva em muitas passagens com a incapacidade dos personagens em fazerem alguma coisa, mas infelizmente, a vida para mulheres e escravos naquela época fazia com que eles fossem incapazes em muitos assuntos. 
Se você está procurando suspense, mistério e intrigas, esse com certeza não é o livro, mas não deixe de ler A Miniaturista! A forma como vamos entrando na vida dessa família e descobrindo seus segredos, nos deixa íntimos de todos. Entre nessa leitura com o coração aberto sem muitas expectativas já que a sinopse pode enganar!

11 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar nesse livro! Achei super legal que se passa na Holanda, adoro ler sobre lugares diferentes. Mas não fiquei lá tããão animada pra ler, acho que não é muito meu tipo :(

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei bem interessada por esse livro. Eu nunca ouvi falar dele, mas pela resenha parece ser muito bom. Outro ponto que me chamou atenção foi a sua votação. Com certeza vou comprar esse livro o mais rápido possível.
    Já estou seguindo o seu blog! tem como dar uma força no nosso também? e se increver no nosso canal? Obrigada!
    http://gemanas.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/gemanas

    ResponderExcluir
  3. Que legal o livro! Ainda não tinha ouvido falar...
    Amei sua resenha!

    Um beijo.
    www.annecollise.com

    ResponderExcluir
  4. Pelo que você descreveu, acho que eu também sentiria raiva em ler as situações e ver a impotência dessas pessoas, mas infelizmente era mesmo uma realidade né?Parece ser bem legal, gostei da dica.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não devemos desanimar de algumas leituras por causa de criticas ruins, gosto é gosto e em muitos casos o que te agrada pode não agradar a maioria. É bom ler resenhas de outros lugares, mas é preferivel ter a sua propria opinião antes de tudo!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    já vi a capa desse livro por ai, nem sabia que se passava na Holanda e era de suspense, que bom que gostou da leitura, quase nem vejo comentarem dele.

    https://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana!
    Acho que nunca havia conferido uma resenha desse livro. Acho a capa dele super linda.
    Gostei da ambientação, mas essa de personagens chatinhos pode me incomodar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu não conhecia o livro mas achei diferente, além do título ser um tanto inusitado. Mesmo assim, adoro histórias que envolvem problemas de famílias e segredos, é muito legal desvendá-los!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem??
    Não conhecia o livro mas realmente parece ser muito bacana!
    Ainda mais essa intimidade com a história, adoro livros assim que me fazem mergulhar de cabeça!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=0v9U832Kb8g

    ResponderExcluir
  10. Realmente, foi só juntar essa capa amorzinho com a sinopse curiosa que eu aqui já fiquei afim de ler o livro e depois de ler sua resenha, pronto, o livro foi para a minha lista de futuras leituras. Fiquei mega curiosa pra saber do que se trata os segrados dessa família.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~

    ResponderExcluir
  11. Eu sou a louca das miniaturas, então já amei a capa!
    Ótima resenha, me deixou curiosa pra ler!
    Beijo

    ResponderExcluir

Bem vindos ao blog Penúltima Janela!
Ao comentar, não esqueça de deixar o link do seu blog para que eu dê uma olhadinha ♡